LUIZ FLÁVIO GOMES*

Aos nossos alunos de todo país eu sempre afirmo: a carreira pública vale, realmente, a pena. Eu fui um “concurseiro” convicto: aos 19 anos passei para agente de polícia, aos 21 fui delegado de polícia, aos 22, Promotor de Justiça e, aos 25, Juiz de Direito, cargo em que me aposentei.

Neste ano de 2011, mais uma vez, o mundo e o Brasil, no setor privado, vivem momento de grande instabilidade. No emprego privado ninguém tem garantia nenhuma. Estabilidade, certeza da aposentadoria, bons salários e crescimento profissional: dentre outros, esses são alguns atrativos da carreira pública, que nos proporciona uma excelente oportunidade de prestar um relevante serviço público.

A procura por concursos públicos, em razão de todos os fatores apontados, aumenta cada vez mais.

Muitos me perguntam qual a receita para o sucesso na preparação e a aprovação em uma prova. A resposta é simples: motivação para alcançar a meta desejada (bom planejamento), muito treinamento (dedicação), autocontrole (controle do stress, da angústia, da ansiedade) e um pouco de sorte.

Aquele que decide trilhar por esse caminho precisa se dedicar ao estudo. Buscar, assimilar a informação e, o mais importante, transformá-la em conhecimento. A quantidade de horas não é o único fator, sim, também a qualidade desse estudo. O principal é a repetição para memorizar o conhecimento assimilado.

Sem dúvida, esse é o melhor caminho. Não objetivo, aqui, passar uma receita absoluta, mas, é possível destacar algumas dicas:

* Sonhe! Não se alcança o sucesso sem antes sonhar com ele. Não perca nunca sua capacidade de sonhar com novos conhecimentos, novos horizontes;

* Antes de começar a estudar é preciso conhecer bem a carreira desejada: o estudo deve ser focado. Não é necessário escolher uma única carreira, mas procurar por áreas que tenham editais semelhantes. Assim, estabeleça a sua meta (diga: eu vou ser juiz ou promotor ou advogado ou professor ou defensor ou delegado ou procurador etc);

* Faça um planejamento de estudo e estabeleça um método a ser seguido;

* Seja disciplinado e siga a rotina estabelecida no planejamento (afinal, foi você que estabeleceu as diretrizes!);

* Seja organizado e estruture as atividades de acordo com as suas prioridades;

* Administre o tempo: dedicar-se ao estudo é indispensável, mas, para manter o equilíbrio emocional, é preciso reservar tempo para outras atividades;

* Encontre o seu ritmo: não é possível estabelecer um número fixo de horas de estudo. O ideal é que cada um encontre o seu rendimento. O que mais importa é se concentrar no período dedicado: quando estiver estudando esqueça de todo o resto;

* Revise a matéria estudada: o estudo para concurso público deve ser por repetição, ou seja, primeiro deve-se compreender a matéria estudada e depois, buscar, por repetição, revisá-la sempre;

* Treine muito: fazer prova é muito importante para que o candidato se familiarize com o ambiente e com a ansiedade;

* Seja paciente, afinal, só passa em concurso público quem não desiste no meio do caminho. Não se estuda nem se faz um curso para passar, mas sim, até passar (W. Douglas)!

A perseverança é (deve ser) a marca registrada do “concurseiro”. Muitas bancas de concursos elogiam o candidato que fez vários concursos.

Uma coisa é certa, se eu tivesse que recomeçar minha vida, faria tudo novamente, da mesma maneira. Desejo a você muito sucesso na escolha da sua carreira. Com empenho e dedicação você também pode fazer do seu sonho uma realidade. Avante!

* LFG – Jurista e cientista criminal. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Acompanhe meu Blog. Siga-me no Twitter. Encontre-me no Facebook.