Não é preciso destruir os pés e a coluna para desfilar por aí poderosa. Submetemos os hits da estação – de rasteirinhas a saltos do tipo arranha-céu – à análise da ortopedista Cibele Réssio, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, uma apaixonada por sapatos que tem mais de 400 pares em seu closet. Sabendo escolher, dá para usar de tudo (sem morrer de dor!)

Escolhas Espertas
Compense o salto - É possível usar salto alto e não sofrer as conseqüências de cada centímetro. “Escolha modelos com plataforma na frente: ela diminui a curvatura causada pela altura”, diz a ortopedista Cibele Réssio.

Renda-se às tiras - Quanto mais alto o salto, maior a necessidade de manter os sapatos bem presos aos tornozelos. “A estabilidade diminui o risco de torções”, explica Cibele. Tiras grossas são as campeãs em segurança.

Seja flexível - Sapato duro é calo na certa. Além de causar bolhas e joanetes, os modelos rígidos não acompanham o movimento natural do passo”, diz a médica. Prefira os de pelica ou camurça, que acomodam melhor os pés.

Não se iluda - Jamais compre um par aperta do contando que ele vai lacear com o tempo. Isso raramente acontece. Se seu pé pende entre dois números, sempre prove o modelo em ambos os tamanhos. Outro truque esperto: procure fazer as compras no fim da tarde, quando os pés já estão inchados.

Fique firme - Na compra, repare se o par tem solado antiderrapante, de preferência de borracha. Sola lisa é sinônimo de tombo feio.

Pegue mais - leve Evite plataformas de materiais pesados, que vão exigir um esforço grande dos pés na hora de caminhar. No fim do dia, eles e suas costas agradecem.

Não exagere - Bico fino mais salto alto é igual a joanete. “Nos sapatos que combinam esse dois itens, o peso do corpo se concentra nos ossos da frente do pé, causando dor, calos e deformidades”, alerta a ortopedista.

Varie os modelos - Esta é a melhor notícia para as mulheres: usar um sapato diferente a cada dia faz muito bem à saúde. Evita que as mesmas áreas dos pés sejam exigidas por dias seguidos e acabem sendo lesadas.

Fonte: Cláudia