A história.

Estudos dizem que o bom velhinho foi inspirado em um bispo chamado Nicolau, que nasceu  na Turquia em 280 d.C. O bispo sempre ajudava aos pobres deixando sacos com moedas próximo as lareiras das casas.
Se tornou Santo , após muitas pessoas atribuírem milagres a ele.Foi transformado em símbolo natalino na Alemanha onde morava e se espalhou pelo mundo.

A roupa.
Até o século XIX, o bom velhinho usava roupas de inverno marrom ou verde escura. Em 1886 o cartunista alemão Thomas Nast criou uma imagem para o Papai Noel, ele vestido de vermelho e branco com cinto preto.
E em 1931 a Coca- Cola lançou uma campanha com o Noel com o mesmo figurino criado pelo Nast.A campanha fez muito sucesso e espalhou a figura do bom velhinho tal qual conhecemos hoje em dia.

A lenda.
Papai Noel  mora no extremo Norte, em uma terra com muita neve. Em alguns países dizem que ele mora no Polo Norte, em outros na Lapônia.
Ele mora com sua esposa a Mamãe Noel ,  muitos elfos e renas voadoras.Diz a lenda que ele entrega presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano na véspera de Natal.
Todos os brinquedos são fabricados pelos elfos na fábrica de brinquedos do Papai Noel.

As Cartas.
As crianças do mundo todo escrevem cartinhas ao Papai Noel fazendo seus pedidos e dizendo que se comportaram bem. Esse costume surgiu no século passado. Geralmente quem lê são os papais e mamães que ficam sabendo o que seus filhos querem ganhar. Muito mais fácil do que adivinhar, eu que sou mãe que o diga.
Mas há em vários países Papais Noel que recebem cartas com os pedidos das crianças.Atendendo-as quando possível.
No Brasil os Correios recebem carta de todo o país com pedidos das crianças e desde 2001 podendo qualquer cidadão adotá-las e fazer uma criança carente feliz.
Mas existe também o endereço oficial na Lapônia , anotem aí:

Santa Claus, 96930
Círculo Polar, Finlândia.

Os nomes do Papai Noel pelo mundo.
Aqui no Brasil é Papai Noel;
Alemanha: Nikolaus ou Weihnachtsmann- homem no Natal;
Argentina, Uruguai, Espanha, Paraguai, Peru e Colômbia: Papa Noel;
Chile: Viejito Pascuero;
Croácia: Djed Mraz;
Dinamarca: Julemanden;
Eslovênia: Božiček;
Estados Unidos, Canadá ,México e Itália: Santa Claus;
Finlândia: Joulupukki;
França: Perè Noël;
Japão:  サンタクロース (lê-se "Santa kurosu)
Macedônia: Dedo Mraz;
Países baixos: Kerstman - homem do Natal;
Portugal: Pai Natal;
Reino Unido: Father Christmas;
Rússia: Ded Moroz
E Suécia: Jultomte.




Fontes: Sua pesquisa e Wikipedia.
PS: Obrigada Mari pela oportunidade.

Michelly Lappa.